Academia da Saúde
O Programa Academia da Saúde, suas atividades, objetivos e os grupos que fazem parte
Publicado em: 23/06/2017 ás 16:53:00 Autor: Academia da Saúde Fonte: Academia da Saúde

      O Programa Academia da Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2011 como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população.

      A Portaria nº 2.681 estabelece oito eixos em torno dos quais as atividades do polo devem ser desenvolvidas: práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, educação em saúde, práticas artísticas e culturais, produção do cuidado e de modos de vida saudável, práticas integrativas e complementares, e planejamento e gestão.

       Tendo as suas atividades iniciadas em fevereiro de 2017, a Academia da Saúde João Pereira da Silva conta hoje em média com 100 usuários diários de suas ações. Funciona de segunda-feira à quinta-feira das 18h00 (dezoito horas) às 21h00 (vinte e uma horas) com atividades de pratica corporal e atividade física para grupo de mulheres, além de promover momentos de recreação e interação entre esses grupos. Nas terças-feiras pela manhã o trabalho é direcionado exclusivamente para a terceira idade, com atividades de terapia comunitária e ginástica.     

       A equipe da Atenção Básica juntamente com a Secretária de Educação, está trabalhando em um novo projeto, que será desenvolvido a partir de agosto. Esse projeto tem como objetivo firmar uma parceria da Academia da Saúde com o Novo Mais Educação, proporcionando aos alunos novas experiências de vivencia corporal e interação social.

        O polo da Academia da Saúde, João Pereira da Silva, esta localizado na Rua Osvaldo Moura próximo à Unidade de Saúde no centro de Brasilândia do Tocantins.

Notícias relacionadas